
Golfinhos comuns
O golfinho comum ao longo da história tem sido frequentemente gravado na arte e na literatura. Recentemente, foi proposto que duas formas desta espécie, o golfinho-comum de bico curto (delphis) e o golfinho-de-bico-longo (capensis), representam duas espécies distintas.
O golfinho comum em detalhe:
- DESCRIÇÃO FÍSICA Os golfinhos comuns são coloridos, com um complexo padrão de cor crisscross ou ampulheta na lateral; o golfinho-comum de bico longo sendo mais silenciado na cor. Quando olhamos para o perfil das duas espécies comuns de golfinhos, o golfinho-comum de bico curto tem um melão mais arredondado que encontra o bico num ângulo afiado, em comparação com o golfinho-comum de bico longo que tem um melão mais liso que encontra o bico num ângulo mais gradual.
- COR Padrões de cor no golfinho comum são os mais elaborados de qualquer cetáceo. A parte de trás é cinza-a-preto escuro do topo da cabeça para a cauda mergulhando para um V nos lados abaixo da barbatana dorsal. Os flancos são cinza claro atrás da barbatana dorsal e bronzeado amarelo para a frente da barbatana dorsal, formando um padrão de ampulheta. Sua barriga é branca. Há grandes círculos escuros ao redor dos olhos ligados por uma linha escura que atravessa a cabeça atrás do bico e uma listra preta vai da mandíbula para as barbatanas.
- BARBATANAS E SORTES A barbatana dorsal é triangular-a-falcate (curva). É pontiagudo e localizado perto do meio da parte de trás e é cinza preto-a-claro de cor com uma borda preta. As barbatanas são longas e finas e ligeiramente curvas ou pontiagudas dependendo da localização geográfica. Os flukes são finos e apontados para as pontas com um ligeiro entalhe no centro.
- COMPRIMENTO E PESO Os golfinhos comuns podem atingir comprimentos de 7,5 a 8,5 pés (2,3-2,6 m) e pesar até 297 lb. (135kg). O golfinho-comum de bico curto é relativamente mais pesado, e tem uma barbatana dorsal maior do que a de bico longo.
- ALIMENTAÇÃO Delphinus delfos alimenta-se de lulas e pequenos peixes de escolaridade. Em algumas partes do mundo, alimentam-se à noite na camada de dispersão profunda, que se move em direção à superfície da água durante esse tempo. Golfinhos comuns foram vistos trabalhando juntos para pescar em bolas apertadas. Como muitas outras espécies de golfinhos, o golfinho comum por vezes aproveita-se das atividades de pesca humana (como a pesca de arrasto), alimentando-se de peixes que escapam das redes ou são descartados pelos pescadores.